Atitudes e situações que afectam a produtividade no trabalho

produtividade
0

Estás a atingir os níveis de produtividade que gostarias?

Sabe que algumas atitudes que praticas no dia-a-dia podem estar a prejudicar-te.

A nossa produtividade varia diariamente. Por vezes não estamos tão concentrados no nosso trabalho, devido ao nosso humor, ou porque o fluxo de trabalho foi quebrado devido a frequentes interrupções. Estas oscilações frequentes afectam a consistência do trabalho na grande maioria das vezes.

Obviamente, que ninguém consegue ficar 100% focado durante todo o tempo. Mas, se eliminares os hábitos que te diminuem a produtividade, poderás ser uma pessoa mais realizada no que fazes.

A seguir, iremos falar-te nos factores que explicam claramente como alguém pode não ser tão produtivo no teu local de trabalho.

·         Falta de sono

O sono afecta em grande escala a tua produtividade. Não ter uma boa noite de sono faz com que a tua atenção seja desviada frequentemente no trabalho e ainda torna mais difícil que tu consigas evitar as interrupções.

A falta de sono adequado faz com que seja difícil manteres-te alerta, desmotivando-te no teu trabalho.

·         Atitude negativa

Ser feliz e manteres-te positivo e optimista no trabalho aumenta a tua produtividade.

No entanto, se tu não estás feliz ou não tens emoções positivas no teu trabalho, como o entusiasmo e a emoção, a qualidade do teu trabalho acabará por ser afectada.

Há muitas técnicas para a construção de uma atitude positiva no teu local de trabalho, como colocar algumas plantas no escritório ou fazer uma pequena pausa.

·         Falta de exercício

Outro factor que afecta muito a tua produtividade é a falta de exercício físico. Fazer um pouco de exercício antes de ir trabalhar diariamente, ou durante a pausa do almoço melhora a tua produtividade, e além disso ainda possui diversos benefícios para a saúde.

Um treino a meio do dia diminui a sonolência diurna e ajuda a manter o foco no teu trabalho. Ele também ajuda a despertar emoções positivas a respeito do teu trabalho.

·         Desperdício de tempo

Normalmente as pessoas evitam tarefas desafiadoras e desperdiçam o seu tempo a realizar trabalho fácil.

Isso vai afetar significativamente a tua produtividade. A tua energia esgota-se porque estás a dedicar o teu tempo a tarefas sem importância e, de seguida, não te vais querer preocupar com as tarefas que deverias ter realizado antes.

·         Ser perfeccionista

Se a perfeição é o teu objetivo, deves preparares-te para enfrentar o fracasso, uma vez que não é possível realizar até mesmo a tarefa mais fácil perfeitamente.

Mesmo as pessoas mais perfeitas que ousam tentar tarefas desafiadores, muitas vezes perdem prazos, uma vez que revêem uma determinada tarefa muitas vezes. Isto não é apenas um desperdício de energia, é também um desperdício do teu tempo.

·         A incapacidade de tomar uma decisão

A quantidade de tempo que tu gastas a tomar uma decisão vai determinar o quão produtivo tu és no trabalho.

Se tens  problemas na tomada de decisão ou sejas menos capaz de tomar uma decisão, então não deves perder o teu tempo e energia a preocupares-te sobre como fazer as coisas.

 

Todos os profissionais têm a capacidade de ser produtivos, e de realizar tarefas de uma maneira satisfatória. Se estás insatisfeito com a tua produtividade, repara bem no teu comportamento diário, e a resposta pode estar nos teus hábitos, nas tuas práticas e em pequenos detalhes.

Ao corrigires estes factores, nada te vai impedir de alcançar a produtividade dos teus objectivo e melhorares a tua rotina no trabalho.

Notícias relacionadas