Conflitos no local de trabalho?! Confere já as próximas dicas!

conflito no local de trabalho
0

Por vezes, deixares um problema sem solução no teu local de trabalho pode destruir a tua motivação e o desenvolvimento da tua carreira. Deverás aprender a lidar com os conflitos no teu ambiente de trabalho e ser capaz de te desviares dessa situação da melhor maneira possível.

Os conflitos no local de trabalho são mais comuns do que parecem, geralmente, são os grandes motivadores que levam as pessoas a desistir do seu emprego. No entanto é necessário ter em consideração que desistir não te vai ajudar a desenvolver a tua carreira.

O ideal será que sejas capaz de resolver os teus conflitos da melhor maneira possível, e para tal deixamos-te algumas dicas sobre como poderás fazê-lo.

Timming
Decide qual é o melhor momento para confrontares a pessoa que te está a incomodar, deverás fazê-lo de forma direta e subtil.

Educação
Deves ser educado e racional ao conversares com o teu colega, ficando sempre calmo e focado na situação e nos factos. Deixa de parte os ataques pessoais e as intrigas.

Assertividade
Sê cuidadoso para não expressares hostilidade durante a conversa. Fica atento à tua postura, expressão facial e tom de voz, isto porque deverás ser assertivo sem demonstrar agressividade.

Paciência
Sê paciente e não tentes ser o dono da razão. Escuta o que o teu colega tem para dizer e sê critico em relação a isso. Certifica-te que entendeste a posição do outro, antes de realizares qualquer julgamento.

Interesse
Deixa claro ao teu colega que estás interessado no que ele tem a dizer e pede que o comportamento seja recíproco. Não precisas de concordar ou discordar do que ele tem a dizer, mas deixa claro que vais ouvir a outra parte.

Clareza na comunicação
Não deixes dúvidas sobre a tua posição e oferece soluções para o problema em questão, lembrando-te sempre de seres flexível na comunicação.

Motivação
Antes de criares um conflito no teu local de trabalho, procura entender o que levou o teu colega a criar um conflito contigo. Se souberes quais foram os motivos, conseguirás resolver o problema de forma muito mais eficaz e efectiva.

Pressão
Se cederes às pressões dos teus colegas de trabalho, provavelmente vais ser mais vulneráveis aos conflitos. Terás de ser firme e saber quando deves ou não ceder a algum pedido de colegas.

Reclamações infundadas
Tenta não seres paranóico ou fazeres-te de vítima em qualquer que seja a situação. Em muitos casos o conflito pode apenas existir para ti, procura, portanto, ficar atento aos comportamentos desse teu colega para que possas identificar se existe ou não um possível conflito.

Notícias relacionadas