Dicas para planeares a tua carreira durante o teu curso!

inovação-no-trabalho
0

Origem: https://www.montepio.org

É possível preparar uma carreira enquanto frequentsa o curso? Toma nota de algumas estratégias para seres bem-sucedido logo no início da tua carreira.

1. Alarga a tua rede de contactos

Se ainda não o fizeste, entra em contacto com professores e colegas e pergunta-lhes se estão disponíveis para fazerem parte da tua rede de contactos. No LinkedIn, por exemplo.

2. Mantem o curriculum vitae atualizado

Esta é e será sempre uma regra de ouro ao longo de toda a tua carreira. O objetivo é poder reagir com rapidez a qualquer nova oportunidade profissional que possa surgir.

3. Organiza os teus ficheiros

Quer sejam em papel ou em formato digital, revê os documentos nos quais trabalhas ao longo do curso. Recorre a palavras-chave para nomear ficheiros e criar marcadores para os teus links favoritos (sites, artigos ou apresentações que consideres particularmente relevantes).

4. No final do curso, faz uma avaliação das práticas e métodos que funcionaram

A tua lista pode incluir hábitos de estudo, estratégias de gestão de tempo, recurso a tecnologias, etc.

5. Desenvolva hábitos que serão valorizados pelos teus  empregadores

Aposta na pontualidade, cumpre horários, assume as tuas responsabilidades, sê diligente nos teus trabalhos, sê  cordial e diplomata nas tuas atitudes. Por exemplo, se vais faltar a uma aula ou chegar atrasado, tem o cuidado de enviar um e-mail a avisar o professor.

6. Cuidado com o que vestes e com a tua conduta na Web

Tens de ter especial cuidado sempre que possas estar em contacto com um potencial empregador. E tem também atenção à tua presença na Web. Os empregadores verificam frequentemente os perfis dos candidatos nas redes sociais. Certifica-te de que aquilo que colocas na Web, para o mundo ver, corresponde à forma como queres  realmente ser visto.

7. Tem cuidado com a tua aparência e mantem-te em forma

Faz exercício, descansa e mantém o equilíbrio entre o teu trabalho (escolar e/ou profissional) e outras atividades.

8. Aposta na assertividade

Na hora de contratar, os empregadores preferem pessoas confiantes, que transmitem as suas qualificações profissionais de modo claro e demonstram ser assertivas nos currículos e entrevistas.

9. Inviste na socialização

Estás ‘de olho’ num potencial empregador? Apresenta-te a alguém influente da empresa numa conferência ou evento onde saibas que estará presente. Para que isso seja possível, deves fazer bem o teu trabalho de casa. Faz o possível para aceder à lista de participantes no evento e pesquisa os perfis do LinkedIn daqueles com quem poderás cruzar-te.

 

Notícias relacionadas