Dicas para te ajudar a trabalhar em equipa

liderança
0

A CCTalents, hoje, pretende dar-te algumas dicas, sobre o trabalho em equipa.

Cada vez mais o trabalho em equipa é valorizado, isto porque ajuda no desenvolvimento da criatividade, o que por sua vez, produz melhores resultados do que o trabalho individual. Por tudo isto, queremos deixar-te algumas dicas que poderás ter em conta, aquando o trabalho em equipa.

1. Tens de ser paciente;

Normalmente não é fácil conciliar opiniões, isto porque ninguém pensa da mesma maneira que o outro. Por isso, ser paciente é muito importante, dado que te irá permitir expor o teu ponto de vista com moderação. Terás sempre de ouvir o que os teus colegas de equipa têm para te dizer, sempre demonstrando respeito, mesmo que não concordes com as opiniões dadas.

2. Aceita as ideias;

Por vezes pode ser complicado aceitar ideias novas ou admitirmos que não temos razão. No entanto é impreterível reconhecer que a ideia de um colega de equipa pode ser melhor que a tua. Afinal, o mais importante não é o orgulho, mas sim o objectivo comum que a empresa quer alcançar.

3. Não critique os colegas

Os conflitos surgem em qualquer lugar, sempre que exista um grupo, todavia não deves deixar que isso interfira no teu trabalho em equipa. Avalia sempre em primeiro lugar as ideias que estão a ser expostas, independentemente da opinião que tens sobre elas.  Podes sempre criticar as ideias, mas nunca os colegas que as expuseram.

4. Divide tarefas

Quando trabalhas em equipa, é importante dividir tarefas. Nunca julgues que és o único que consegues realizar determinada tarefa. Não podes partir do princípio que és o único capaz de realizar Ao trabalhar em equipe, é importante dividir tarefas. Deverás compartilhar responsabilidades e informação.

5. Sê solidário e participativo

Procure dar o teu melhor e procura ajudar os teus colegas de equipa, sempre que seja necessário. Da mesma forma, não deverás sentir-te constrangido quando necessitares de pedir ajuda.

7. Partilha

Se eventualmente te sentires desconfortável com alguma situação ou função que te tenha sido atribuída, é importante que explique so problema, para que seja possível encontrarem uma solução, que esteja de acordo com toda a equipa.

 

Notícias relacionadas