Entrevista de emprego: 5 formas para controlar a ansiedade

ansiedade_entrevista
0

Seres chamado para uma entrevista de emprego é uma sensação de realização.

O problema é que apesar de um currículo fantástico e das experiências de vida que tens, quando se chega à entrevista os nervos e a ansiedade podem arruinar o processo. Há pessoas que gaguejam, outras que se perdem a falar, há até quem fique corado por ser o centro das atenções. E as consequências de tudo isto podem ser devastadoras, como não conseguires o emprego.

Por vezes, ter calma nas entrevistas é a solução para abrir a porta do emprego de sonho.

Nós iremos mostrar-te de seguida, 5 passos que poderás seguir para que consigas controlar a ansiedade e os nervos na altura de uma entrevista de emprego.

 

  1. Prepara-te para as perguntas difíceis:

Independentemente da oferta de emprego a que te candidatas, existem questões que são transversais a qualquer entrevista. Questões como:

  • “Quanto quer ganhar?”
  • “Fale-me sobre si.”
  • “O que fez durante este tempo em que não esteve a exercer nenhuma função profissional?”

Para que, na altura em que te colocarem estas questões, não fiques nervoso ou com ansiedade, o ideal será preparares uma resposta a cada uma destas questões. Sugerimos que respondas sempre o melhor possível, de forma positiva.

Se estiveste desempregado explica como aproveitaste esse tempo de forma produtiva, por exemplo, a tirar uma formação, a diversificar os teus conhecimentos, salientando sempre o que aprendeste nos momentos menos bons.

 

  1. Escreve as respostas a possíveis questões que consideras mais difíceis:

Um conselho que te deixamos é que escrevas as respostas, a perguntas que consideras difíceis e que as leias e aperfeiçoes tantas vezes quanto o necessário. Deverás lê-las em voz alta para que na altura da entrevista não te atrapalhes e te esqueças do que ias dizer.

Uma outra possibilidade é realizares uma gravação tua a responder a essas possíveis questões. Deste modo poderás visualizar a gravação e decidir em que aspectos terás de melhorar.

Deverás responder a todas as questões com confiança, com um sorriso e com uma linguagem corporal apropriada a quem demonstra confiança.

 

  1. Pesquisa sobre o teu novo empregador:

Deverás realizar uma pesquisa sobre a empresa onde vais à entrevista, de modo a que, quando te questionem o que sabes sobre a empresa, não saberes o que responder. Caso isto suceda poderás estar a demonstrar que não estás assim tão interessado na oferta de emprego.

Procura saber, por exemplo, se são uma empresa recente, quantas valências têm a decorrer dentro da empresa, qual o tipo de trabalho que realizam.

 

  1. Lembra-te que se te chamaram para entrevista foi porque gostaram do teu currículo:

Normalmente, os recrutadores, só convocam os candidatos para uma entrevista, após terem analisado o currículo. No caso de teres sido chamado para uma entrevista, foi porque o recrutador gostou do teu currículo.

Neste caso, recorda-te que tens todas as competências necessárias para o emprego a que te candidataste, e que se foste chamado, então terás de dar o teu melhor em entrevista.

 

  1. Descanso:

Dormir uma noite bem descansada é o factor principal para que tanto os níveis de ansiedade, como os nervos, se manifestem em menor quantidade.

Deverás dormir o melhor e o máximo que conseguires, assim como evitar festas, noitadas, álcool, café e se possível as insónias.

Deverás estar no teu melhor, sem cansaço, dado que isto vai beneficiar o teu aspecto físico, e por consequência, a tua capacidade de pensar, relacionar factos e criar empatia com os entrevistadores.

Notícias relacionadas