Queres melhorar a tua comunicação? Deixamos-te as dicas essenciais!

comunicação-trabalho
0

A CCTalents, hoje, pretende dar-te algumas dicas, sobre como melhorares a tua comunicação no teu local de trabalho.

Podes diferenciar-te de várias maneiras na tua trajetória profissional, seja em termos de criatividade, capacidade de gestão, resolução de problemas, ou outras competências. A comunicação, no entanto, é uma competência essencial e transversal a todos.

Se fores um bom comunicador, irás economizar tempo, dinheiro e paciência. Irás evitar atritos, facilitar o fluxo de informação, e até mesmo conseguires o que pretendes com uma maior facilidade.

Confere já as dicas seguintes:

  • Sabe quando e se deverás comunicar;

Ser um bom comunicador implica entender o ambiente que está a nossa volta, assim como interpretar as situações e definir um posicionamento. Expor a tua opinião pode ser relevante, no entanto é necessário considerar se o momento é o mais oportuno.

  • Considera a quem te estás a dirigir;

É muito importante fazeres uma distinção de quando falas com os teus amigos, com a tua família, com o teu chefe, ou com os teus colegas de trabalho. Deves dirigir-te a cada público de maneira diferente, dependendo do momento.

  • Sê prático;

Quanto mais simples for a tua comunicação, melhor o teu desempenho. Tem em consideração que quando dás muita informação ao mesmo tempo a outra pessoa, a mensagem pode não ser captada no seu todo.

  • Sê claro;

Sabe que se te expressares de forma clara é mais fácil para algumas pessoas compreender a mensagem que pretendes transmitir. Lembra-te que quanto mais confortável te sentires com um assunto, mas fácil será falares sobre ele ou compreenderem a mensagem que queres transmitir.

  • Mantém a tua mente aberta;

A tua opinião não é o centro do mundo nem necessariamente a mais correcta. É verdade que custa admitir esta premissa, no entanto nem sempre temos razão. Se tiveres a tua mente aberta, vai ser mais fácil para ti aprender, desaprender e voltar a aprender, sendo este o passo mais maduro para aprimorares a tua comunicação.

Lembra-te apenas que não existe ninguém que seja um comunicador nato, a comunicação é algo que se aprende e aperfeiçoa com o treino.

Notícias relacionadas