Visita o Planetário Calouste Gulbenkian

planetario-calouste-gulbenkian-lisboa
0

O Planetário Calouste Gulbenkian foi construído entre 1963 e 1965, projectado pelo arquitecto Frederico George. A 20 de Julho de 1965 foi inaugurado integrado no Museu de Marinha.

 A instalação de um moderno aparelho de projecção astronómica numa sala de cúpula semiesférica, semelhante a muitas outras infraestruturas que começaram a ser construídas nas principais capitais europeias, satisfez uma das aspirações dominantes na Sociedade Astronómica de Portugal, fundada em 1917, e tornava realidade o antigo sonho de um Oficial de Marinha, e brilhante astrónomo amador, o Comandante Eugénio Conceição Silva.

O Planetário além do Auditório do Planetário possui ainda uma Galeria com diversas exposições temáticas, um Observatório em recuperação e uma uma Biblioteca específica com mais de 1000 títulos. O edifício conta com acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada.

No primeiro domingo de cada mês, o Planetário de Lisboa tem uma sessão gratuita para crianças até aos 12 anos e um programa que, com mais ou menos explicações adicionais, dá para todas as idades.

É possível observar as constelações, fazer uma viagem de foguetão até à Lua e, no final, assistir à memorável trovoada.

Os bilhetes para esta sessão podem ser solicitados no próprio dia.

 

Website do Planetário Calouste Gulbenkian: http://ccm.marinha.pt/pt/planetario

Tipo: Astronomia
Morada: Praça do Império, Lisboa.

 

Notícias relacionadas