Ilha de São Miguel: 11 locais para levar os miúdos – Sugestão da Viagens & Miúdos

São-Miguel
0

Origem da notícia: https://www.viagensemiudos.pt

Origem da fotografia: https://www.viagensemiudos.pt

A ilha de São Miguel é a maior ilha do arquipélago dos Açores. É nesta ilha verde que podemos encontrar algumas das mais bonitas lagoas dos Açores. A ilha de São Miguel é também farta em locais para visitar com crianças, como a Lagoa das Furnas ou a fábrica de chá da Gorreana. Cenário idílico para todos os que gostam de natureza, aqui é possível usufruírem de toda a diversidade e beleza que a natureza nos fornece.

Ilha de São Miguel, Açores, o que visitar com crianças

Lagoa das Sete Cidades

É considerado um dos pontos mais famosos da ilha. Com uma paisagem de cortar a respiração, encontra-se inserida em crateras vulcânicas e da mesma fazem parte duas lagoas. Uma verde, outra azul.  A paisagem é tão rica que o Miradouro tem o nome de “Vista do Rei”!

À volta da Lagoa das Sete Cidades giram mitos e lendas como a lenda da Princesa dos olhos azuis.

Lagoa das Furnas

É nas margens desta lagoa, na Caldeira das Furnas,  que se faz um dos ex-libris da ilha, o cozido das Furnas. Consegue confecionar-se o mesmo por conta das águas vulcânicas que fervem por baixo da terra. E se quiser uma aventura gastronómica com os miúdos pode fazer o seu próprio cozido, apenas tem que ter paciência, é que o cozido demora 6 horas a cozer!

Castelo de São Brás

Tem a seu cargo a consideração de ser o exemplar arquitetónico militar mais importante do século XVI. Encontra-se na ponte mais estreita da ilha e isso deu origem ao nome Ponta Delgada.

Jardim do Miradouro da Ponta do Sossego

É um dos pontos mais visitados da ilha, principalmente, em época de Verão. Composto por uma área ajardinada de 13000 m2, é um dos locais perfeitos para admirar a paisagem, vista para o mar e descobrirem as praias que a vista alcança.

Local ideal para um piquenique.

Parque da Ribeira dos Caldeirões

O Parque da Ribeira dos Caldeirões é uma área protegida dos Açores. Dele fazem parte cinco moinhos – um deles com um museu etnográfico – flora variada e vasta. Encontram-se também pequenas cascatas e o curso de uma Ribeira. É ideal para respirar ar puro, aproveitar para brincar com os miúdos ou fazer um piquenique.

+ Info: Parque da Ribeira dos Caldeirões

Fábrica e campos de chá da Gorreana

É também na bonita Ilha de São Miguel que se encontra a fábrica de chá da Gorreana, a trabalhar desde 1883. É a mais antiga e atualmente a única plantação de chá da Europa; só por isso já vale a pena a visita, mas há mais motivos para levar os miúdos a conhecê-la. As plantações de chá, o museu e a fábrica onde máquinas Marshall de 1840 ainda se encontram em funcionamento.

É possível conhecer a fábrica e todo o processo da confeção dos vários chás, assim como provar o chá! Daqui saem anualmente 33 toneladas de chá para vários pontos do mundo.

+ Info: Fábrica de Chá de Gorreana

Poça Dona Beija

Conjunto de cinco piscinas com águas termais e propriedades terapêuticas, com várias profundidades e tamanhos com temperaturas médias anuais de 39 graus.

Está aberta ao público entre as 7 h e as 23 h.

Aconselha-se a utilização de fatos de banho e calções escuros, uma vez que o ferro existente na água tonaliza a roupa com cor acastanhada.

Parque Terra Nostra

Composto por um jardim com mais de 2000 espécies de árvores, é considerado um dos ex-libris da ilha. Erguido em 1780, tem também um tanque com águas termais, com temperaturas de 35 a 40 graus. É um excelente sítio para os miúdos e uma experiência única para toda a família relaxar na águas termais do tanque.

Está aberto entre as 10 h e as 18 h.

+ Info: Parque Terra Nostra

Observar baleias e golfinhos

Em São Miguel é possível estar perto de cetáceos. Animais, regra geral, adorados pelos miúdos e graúdos também.

Notas importantes: cumprir as regras de segurança, não esquecer de levar máquina fotográfica e aproveitar ao máximo cada instante!

+ Info: A magia inesquecível das baleias e golfinhos

Observação de aves

Para além dos golfinhos e baleias, é também possível estar perto de pássaros no seu habitat natural. Nos Açores há aves que são consideradas das mais raras da Europa. É, portanto, uma oportunidade perfeita de registar um momento com as mesmas.

Estima-se que, ao todo, 400 espécies de aves habitem nos Açores.

Caminhadas pelos Trilhos

Se os miúdos gostarem de caminhar, na ilha de São Miguel, há um conjunto de trilhos para explorar com crianças. As caminhadas mais curtas têm cerca de 2 km. Mas há para todos os gostos, da mais fácil à mais difícil e longa.

Veja também o nosso artigo: Açores, trilhos para os mais pequenos

Já tem 11 boas razões para viajar até São Miguel com os miúdos, mas garantimos que, lá estando, encontrará muitas mais!

 

Visitem também o site da Viagens e Miúdos, porque vão encontrar os mais maravilhoso lugares para passearem em família!

Notícias relacionadas