Praia do Portinho da Arrábida

Portinho da Arrábida
0

Tipo: Passeio e Visita
Local: Portinho da Arrábida

Aceita o convite da CCTalents e vai conhecer o Portinho da Arrábida.

Portinho da Arrábida é uma pequena aldeia pertencente à freguesia de São Lourenço, no concelho e distrito de Setúbal, em Portugal. É mais conhecida pela praia adjacente à localidade. Localiza-se na Serra da Arrábida, que a rodeia a Norte. Fica a Oeste de Setúbal (cerca de 13 quilômetros) e a Este de Sesimbra (cerca de 21 quilômetros), tendo, a Sul, o Oceano Atlântico, junto à foz do rio Sado.

Localizada entre as praias de Alpertuche (a ocidente) e de Galápos (a oriente) é uma praia rochosa, junto à localidade, sendo mais arenosa à medida que se caminha para este (em direção a Setúbal). Consiste numa baía de águas calmas e transparentes, ótimas para mergulho. A leste, o areal alarga, sempre acompanhado pelas encostas verdejantes da serra da Arrábida. No lado poente, ficam situados os restaurantes. A pacatez do lugar é interrompida, no Verão, por multidões de visitantes e pelas motos de água. Na extremidade nascente, durante a maré baixa, é possível aceder, a nado ou pela falésia, à vizinha praia dos Coelhos. Os fundos marinhos são reserva natural, sendo proibida a pesca submarina.

Recentemente, foi melhorado um acesso à praia, com parques de estacionamento, que facilita aos visitantes chegarem à praia e permite um desanuviamento de trânsito no Portinho.

Vindo do Portinho, os turistas/veraneantes escolhem a parte mais rochosa ou caminham, numa via de terra batida, bastante acidentada, até à parte maior e mais arenosa.

Em 2010, a praia do Portinho da Arrábida foi considerada uma das “Sete Maravilhas Naturais de Portugal” na categoria Praias e Falésias.

Em Junho de 2015, foram despejados 120 metros cúbicos de areia na praia do Creiro, junto ao Portinho da Arrábida, onde a erosão tem avançado de forma galopante nos últimos anos.

 

 

Notícias relacionadas