Workshop – Como escrever uma carta de despedimento

carta de despedimento
0

O presente workshop de hoje, dividido em duas partes, pretende ajudar-te a escrever uma carta de despedimento. Actualmente este é um requisito de muitas empresas aquando a altura de despedimento por vontade do trabalhador.

Se vais avançar com esta decisão, então lê atentamente o presente workshop, dado que te poderá dar todas as dicas necessárias para fazer uma carta de despedimento e quais os prazos do envio da mesma, de acordo com as condições da empresa.

Em primeiro lugar tens de ter em atenção que tens de enviar a tua carta de despedimento à entidade por correio registado com um aviso prévio, que depende do tipo de contrato que te vincula à empresa.

Iremos indicar-te em baixo algumas sugestões sobre este tópico.

  • Fala com o teu supervisor em primeiro lugar e dá-lhe a conhecer o teu ponto de vista.

  • A carta de despedimento deve ser simples, breve e objectiva.

  • Não partilhes detalhes desnecessários.
    Muitas vezes os motivos de saída poderão dever-se a aspectos pessoais, e neste caso não é aconselhado coloques essa informação na carta de despedimento.

  • Mantém o registo profissional e cordial.
    Não sabes o que o futuro te vai trazer, se tomaste a decisão de sair da empresa, não deverás criticar o teu empregador, ou a cultura da empresa, os teus colegas ou as tuas funções.

  • Considera o motivo porque te vais despedir.
    Verifica se a rescisão do contrato vai ser por justa causa ou sem justa causa.
    Se for por justa causa não necessitas de aviso prévio à entidade.
    Se não for deverás respeitar os prazos estipulados no teu contrato.

Preparamos alguns exemplos de minutas de cartas de despedimento, que te iremos mostrar no próximo Workshop, para te servir de guia.

No entanto existem sempre algumas informações que deves colocar sempre para salvaguardar ambas as partes, como é o caso de:

  • Data;
  • Nome e cargo da pessoa a quem é dirigida;
  • Data de início e duração de aviso prévio;
  • Data em que vais deixar de exercer as tuas funções;
  • Os teus dados;
  • Assinatura;

Se vais mudar de emprego, ou simplesmente queres despedir-te da empresa onde estás atualmente, o presente Workshop vai ser muito importante para ti, dado que terás de escrever uma carta de despedimento. Pondera muito bem antes de tomar esta decisão, dado que a partir do momento em que a mesma for enviada já não poderás voltar atrás.

Esta foi a primeira parte do Workshop – Como escrever uma carta de despedimento – deverás aguardar pela próxima parte do Workshop, onde te vamos mostrar exemplos de cartas de despedimento que poderás utilizar como guia, para escreveres a tua.

Não te esqueças, se estás a pensar mudar de emprego, entra já em contacto com a CCTalents, porque fazemos a tua gestão de carreira e encontramos os projetos em contact center mais adequados ao teu perfil.

 

 

Notícias relacionadas