Workshop – Como escrever uma carta de motivação – Parte 1/3

Carta de motivação
0

O presente workshop de hoje, dividido em 3 partes, pretende capacitar-te de todas as ferramentas necessárias para que possas escrever uma carta de motivação.

Hoje em dia, é sabido que a maior parte das candidaturas são realizadas através da internet, ainda assim, a carta de motivação deverá ser parte integrante do seu currículo.

Posto isto, para esclarecimento de todos, iremos elucidar o que é uma carta de motivação, para que serve, quais as regras que devem ser seguidas para a escrever, iremos também por último deixar-te algumas dicas úteis sobre as cartas de motivação e alguns exemplos para que possas tirar algumas ideias.

O que é uma carta de motivação? Qual o seu propósito?

Uma carta de motivação é basicamente um documento, que deverá ser enviado juntamente com o currículo, aquando uma candidatura de emprego. É uma etapa fundamental para que os recrutadores possam analisar e compreenderam qual foi o motivo que te levou a candidatar a uma determinada oferta de emprego.

Quando enviamos uma candidatura, devemos, sempre, explicar os vários pontos que podem ser essenciais para nos apresentarmos, tais como:

  • Endereça a carta ao recrutador ou ao diretor dos recursos humanos;
  • Quem somos;
  • De onde vimos;
  • Porque nos candidatamos a tal função;
  • Quais os benefícios que iremos trazer à empresa.

Estes são os cinco tópicos que deverás ter em consideração na altura da tua candidatura.

Recorda-te que as dicas que normalmente estão na internet e que tu segues para escrever a tua carta de motivação, é a mesma que todos os outros candidatos utilizam para se candidataram, muitas das vezes à mesma vaga que tu.

Por este motivo, o conselho que temos para te dar é que te destaques de todos os outros, torna a tua carta de motivação diferente, deixando transparecer um pouco da tua personalidade, energia e boa disposição, criando um elo de ligação entre ti e o recrutador. Iremos mostrar-te como poderás fazê-lo já no próximo workshop, que não poderás perder!

 

 

Notícias relacionadas