Workshop – Como lidar com a arrogância dos colegas de trabalho

comunicação-trabalho
0

Origem: http://www.administradores.com

O workshop que te trazemos hoje tem como objetivo dar-te algumas dicas sobre como lidares com a arrogância dos teus colegas de trabalho.

A arrogância vem do orgulho exacerbado, que é observada por meio da altivez no trato com as pessoas. Normalmente o olhar e o tom de voz denunciam a arrogância. Já o prepotente é aquele que utiliza o poder para se sobressair ou para fazer valer a tua vontade. Mas tanto a arrogância quanto a prepotência podem ter a mesma origem: baixa auto-estima. A auto-estima é formada pela autoconsciência (conhecimento de si mesmo), autoconfiança, autorrespeito e amor próprio.

A dificuldade de lidar com o arrogante ocorre porque ele atinge o nosso próprio orgulho. Sim, só se sente ofendido quem também é orgulhoso, e o orgulhoso é mais propenso ao sentimento de orgulho ferido, é mais melindrado, fica mais chateado, e com mais raiva, do que aquele que possui auto-estima equilibrada.

Por isso, segue esta principal dica para lidares com pessoas arrogantes no trabalho:

1. Mostra que tu estás lá para ajudá-lo e não para competir;

2. Observa-te e observa as tuas reações. A pessoa com autoestima não se ofende com facilidade porque reconhece seu próprio valor e não toma agressões como sendo pessoais.

Após saberes lidar com o arrogante, segue estas dicas:

1. Desenvolve a autoconsciência: quanto mais te conheces, melhor é o ajuste entre a “imagem que gostaria de ser” e “o que realmente és”.

2. Desenvolve a autoconfiança: a confiança em ti mesmo é desenvolvida pela coerência entre o que se pensa e fala sobre ti mesmo e o que realmente se faz.
Por exemplo, se ser uma pessoa determinada é algo positivo, então deves conseguir perceber no dia a dia comportamentos que mostrem que és realmente uma pessoa determinada.

3. Desenvolve o autorrespeito: conhecer as limitações é importante para saber até onde aguentas determinada situação. Também é importante valorizar e respeitar aspectos positivos de ti mesmo.

4. Gosta de ti mesmo: quem não tem amor por si mesmo, dificilmente terá amor para com o outro. Quem cobra muito de si, irá cobrar muito do outro. Aprende a perdoar-te mesmo, pois assim será mais fácil tolerar e perdoar as dificuldades alheias.

 

 

Notícias relacionadas