Workshop – Como ser um bom vendedor em contact center

vendascct
0

O workshop que te trazemos hoje tem como objetivo dar-te a conhecer todas as capacidades necessárias para te tornares um bom vendedor em contact center.

Os operadores de contact center são os responsáveis por vender produtos ou serviços de uma determinada empresa ou projeto através do telefone. Como todo este processo é realizado através de um telefonema, os operadores nunca chegam a manter contacto presencial com os clientes, pelo que é necessário que possuam habilidades que lhes permite alcançar o sucesso nesta grande área de empregabilidade.

Ao seguires as próximas dicas que iremos mencionar, poderás ser um grande vendedor na área do contact center.

Prepara-te para a função – Aprende o máximo que puderes sobre o produto que vais vender. Normalmente estas informações são dadas durante a formação, portanto presta muita atenção durante esta fase inicial.

  • É necessário possuir um conhecimento muito específico sobre o produto a vender, dado que será indispensável saber como funciona e os benefícios, para que possas transmitir esta informação aos clientes.
  • Por outro lado, ao conheceres o produto, demonstrarás muito mais confiança ao cliente, sobre o produto que estás a vender.
  • Informa-te também sobre a empresa do produto, ou seja, um bom vendedor não vende só o produto, também deverá vender o nome da empresa.

Garante que conheces o processo de venda – Assim que convenceres o cliente a investir no produto que estás a vender, deverás explicar todo o processo da venda do início ao fim.

  • Deverás explicar todo o processo de venda, incluindo o preenchimento de toda a documentação necessária, a explicação das taxas e formas de cobrança, o esclarecimento das políticas do produto, a informação sobre o apoio ao cliente assim como os restantes esclarecimentos necessários sobre o produto.

Transmite confiança – Um bom operador de contact center, deverá transmitir, sempre que fala, um tom de voz que consegue tranquilizar o cliente.

  • Saberás que estás a ter um discurso confiante, quando conseguires explicar o motivo da tua ligação e fornecer informações relevantes sobre o produto que estás a vender com muita segurança e clareza.

Treina a tua capacidade de comunicação – Deverás falar com calma e clareza para que os clientes possam entender-te com facilidade.

  • Tem consideração pelos teus clientes. Apresenta-te e explica a razão pela qual estás a contactar logo no início da chamada.
  • Não forneças informações em demasia, isto porque, se deres muita informação ao cliente ou se falares muito rápido, o cliente pode sentir-se muito confuso.
  • Tem muita atenção com as redundâncias, ou as chamadas “bengalas”, tendo sempre atenção para não repetires palavras como correcto, óptimo, concordo, certamente, entre outras.

Tenta que não seja percetível que estás a seguir um guião – Em todos os contact centres existe um guião, que todos os operadores devem seguir.

  • No entanto é perfeitamente possível fornecer as informações necessárias que constam no guião, sem se notar que estás a lê-lo.
  • Antes de atenderes a chamada, aconselhamos que respires fundo e que te foques apenas na informação que deves transmitir.

Mantém uma atitude positiva – Lembra-te que o cliente que está a atender a tua chamada poderá não ser/estar muito recetivo.

  • É muito comum, os operadores de contact center, serem rejeitados por vários clientes até que surja um que esteja realmente interessado.
  • Não fiques desmotivado quando esta situação acontecer, deverás utilizar estas rejeições com experiências pessoais para que possas desenvolver as tuas competências ao nível do contact center.

Sê persistente – A conquista de excelentes competências em contact center leva tempo e persistência.

  • Para tal deverás comprometer-te com um certo número de chamadas por dia e encarares cada uma dela como uma nova experiência.
  • Fica atento a cada chamada para que possas analisar cada detalhe, de modo a que possas ser bem-sucedido na área das vendas.

Reconhece o momento de finalizar a chamada – Finaliza a chamada quando percebes que não vais conseguir realizar a venda.

  • Se um cliente já tiver deixado claro que não tem interesse no produto, deverás proceder à finalização da chamada.
  • Deverás agir sempre de forma educada durante o termino da chamada.

Deixamos-te, por ultimo, uma das dicas mais importantes que também deverás ter em conta durante o trabalho enquanto operador de contact center.

  • Nunca deverás fornecer informação que seja falsa com a intensão de conseguir convencer o cliente a adquirir o produto que estás a vender.

Se realizares esta ação, poderá ser possível que consigas finalizar a venda, no entanto no futuro, a informação falsa que providenciaste poderá acabar por denegrir o nome da empresa e o teu próprio nome, o que poderá fazer com que sejas despedido, ou que proporções maiores sejam tomadas.

Em suma, com o presente Workshop, pretendemos capacitar-te das competências necessárias para o trabalho em contact center, na área das vendas.

Notícias relacionadas