Workshop – Como ter uma imagem profissional

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Origem: https://www.dinheirovivo.pt

O workshop que te trazemos hoje tem como objetivo dar-te algumas dicas sobre como teres uma imagem profissional.

Em Portugal, o poder de compra reduzido condiciona a preocupação com a imagem profissional. Mas não deve ser descurada.

Sabias que 90% da opinião de alguém sobre ti é formada nos primeiros quatro minutos do encontro? E que perto de 70% do impacto que causas é de natureza não-verbal? De igual modo a opinião que formamos a respeito de alguém baseia-se em 55% no aspeto, em 38% na forma como se expressa e em apenas 7% naquilo que diz.

Imagem profissional em Portugal

Por cá, como é sabido o poder de compra dos portugueses está a condicionar a preocupação com a imagem profissional. No entanto, nos dias de hoje, o surgimento de outlets com preços extremamente acessíveis contribuiu para que os portugueses conseguissem apostar na imagem.

O que se deve usar num determinado contexto?

A CCTalents, pretende dar-te alguns looks que poderás usar dependendo do contexto profissional onde estás inserido. Lembra-te sempre que há vários aspetos a ter em conta, nomeadamente o grau de formalidade da empresa. Vamos destacar de seguida as três categorias essenciais que poderás seguir de guia.

Business formal –  Muito comum em bancos, instituições governamentais, escritórios de advocacia, entre outros.
Para as mulheres: fatos clássicos de duas peças, de tons neutros, lisos ou com padrões discretos, ou, em alternativa, um blazer com camisa ou blusa e calças ou saias, ambas de corte clássico.
Para os homens: fatos completos com gravata, de cores escuras ou padrões discretos, as camisas deverão ser lisas e neutras.

Business casual –  Recorrente em escritórios ou em áreas profissionais que não estão em permanente contacto com os clientes e o público.
Para as mulheres: blazers, casacos de pele natural ou sintética, blusões, camisas ou blusas de manga comprida.

Para os homens: blazers de lã ou tweed e as camisas polo, no verão.

Business informal – A mais descontraída, usada por profissionais de áreas como a publicidade, o design, a moda, a comunicação, o ensino ou as vendas.
Para as mulheres: Materiais mais informais e blusas de alças largas, sem mangas ou com mangas curtas e folhos. Assim como vestidos e saias de comprimento médio ou longo, calções pelo joelho e até jeans.
Para os homens: blusões de pele, camurça ou algodão, casacos e camisolas de malha, t-shirts lisas ou com imagens apropriadas e também jeans escuros, bem como calças de sarja e chinos.

Neste caso o mais importante é ter bom senso e ter em conta o contexto profissional e as características físicas, como a altura, o peso e o formato do corpo. Sendo que o importante será sempre a projeção de uma imagem positiva.

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