Workshop – O que deve saber sobre as entrevistas de emprego? – parte 1/3

entrevista
0

Seguiste as nossas dicas para criares o teu currículo, candidataste-te a uma oferta de emprego e foste selecionado para estares presente em entrevista. Não sabes o que esperar sobre este processo?

Esquece todo o nervosismo e ansiedade e lê todas as nossas digas: como agir, como vestir, assim como todas as perguntas inevitáveis que te irão questionar.

A entrevista de emprego é o processo final de decisão, é esta a etapa que determina se vais ser selecionado para o emprego ou não. O teu CV pode ser fantástico e o teu perfil pode conter exatamente todas as características que a empresa procura, no entanto se a entrevista não te correr bem dificilmente irás ser selecionado.

Descobre de seguida várias dicas sobre como deves agir antes, durante e depois de uma entrevista de emprego e como te deves preparar para este processo de seleção. Para um melhor esclarecimento este Workshop irá estar dividido em três partes, que te irão guiar durante o processo, antes, durante e depois da entrevista de emprego.

Antes da entrevista

Função – Procura descobrir todas as informações possíveis sobre a função que vais desempenhar.

  • Analisa a descrição da função a que te candidataste, analisa o perfil necessário e faz coincidir isso como teus pontos fortes e competências;
  • Deverás garantir que sabes tudo sobre a função antes de te dirigires para a entrevista;
  • Pesquisa sobre a empresa, produtos, colaboradores, cultura, clientes e concorrentes. Ao efetuares esta pesquisa demonstras que estás realmente interessado em juntar-te à equipa.

Vestuário – Deverás apostar num visual cuidado e adequado à oferta de emprego a que te candidataste.

  • Os recrutadores ou potenciais empregadores dão mais atenção a este aspecto dependendo das funções a desempenhar na empresa;
  • Está completamente fora de questão levares para uma entrevista roupa informal, como por exemplo, calções e t-shirts;
  • Independentemente do que vestires, garante que ficas confortável com o visual que optares;
  • Um visual que poderás sempre optar, serão umas calças escuras e uma camisola formal ou camisa.

Pontualidade – Tens de chegar sempre a horas a uma entrevista.

  • Se fizeres esperar o teu possível empregador ou o recrutador encarregue da seleção de candidatos, logo numa primeira instância, eles poderão concluir que para ti não é muito importante este potencial emprego ou que és uma pessoa desleixada.
  • Se chegares atrasado deverás ter uma justificação extremamente plausível, isto porque quando se vai a uma entrevista de emprego deverás contar com todos os imprevistos possíveis e estar preparado, e com tempo, para conseguires resolver estas adversidades

Confiança – Deverás ter confiança em ti e nas tuas competências.

  • Pensa que não terias sido selecionado para a entrevista se o recrutador não considerasse que poderás ser a pessoa certa para a função a que te candidatas.
  • Toma nota de todas as questões que queres colocar na entrevista, ou pontos que queiras abordar;
  • Lembra-te que a empresa quer saber se estás genuinamente motivado e interessado para desempenhares a função a que te candidates, por este motivo demonstra que te preparaste adequadamente para a entrevista.

 

Estes são os 4 parâmetros que deverás ter em conta antes de estares presente numa entrevista, dado que hoje em dia estes são os cuidados necessários para se preparar para uma entrevista. Se queres ser bem-sucedido, então, não te podes esquecer do mais pequeno pormenor, pois até esse, é indispensável e pode revelar-se na diferença entre conseguir ou não conseguir o emprego a que te candidataste.

Não percas a segunda parte do workshop, onde irás receber todas as dicas necessárias para seres bem-sucedido durante uma entrevista a uma oferta de emprego.

 

Notícias relacionadas