Workshop – O que deve saber sobre as entrevistas de emprego?

entrevista
0

Durante a primeira e segunda parte do workshop – O que deves saber sobre uma entrevista de emprego –  demos-te algumas das dicas necessárias para teres em conta antes e durante a entrevista, para que possas bem-sucedido durante todo o processo.

Com esta terceira parte do workshop, iremos falar-te sobre todos os parâmetros necessários a ter em conta após o processo de entrevista.

Após a entrevista

O fim da entrevista de emprego nem sempre conduz à cessação da ansiedade e do nervosismo, para muitos até aumenta após a entrevista, enquanto se espera pelo resultado da mesma.

Aconselhamos desde já, que não te sintas desesperado caso não recebas uma resposta rapidamente, inclusivo porque os teus comportamentos e atitudes durante este processo de espera, poderão exercer uma influência negativa no processo de seleção.

Coloca questões finais – Uma ajuda para não ficares ansioso durante a espera, passa por colocares algumas das seguintes questões durante a despedida:

  • Quais as próximas etapas? Quando ocorrerá o processo de seleção? Para entrar em contacto convosco será preferível por telefone ou e-mail?
  • Com estas respostas, poderás programar-te e ajustar os teus níveis de ansiedade;

Contacto com o recrutador – Só deverás entrar em contacto com o recrutador depois de ter terminado o prazo indicado pelo mesmo, ou caso o mesmo te indique quando contactar a empresa.

  • Caso já tenha terminado o prazo que te deram para seres contactado sobre o resultado da entrevista e se ainda não foste contactado, poderás ligar ou enviar e-mail para a equipa de recrutamento;

Segunda entrevista – Responde prontamente se fores contactado para uma segunda entrevista ou para receber uma proposta.

  • Fazer esperar os recrutadores por uma resposta não é uma ação profissional, e pode dar a entender que não estás muito interessado no projeto.

Está preparado para seguires em frente – Se após todos estes passos não fores contactado não desanimes ou sejas insistente em demasia.

  • Aproveita este período para analisares todo processo, continua a pesquisar oportunidades de emprego e direciona o teu foco para a próxima entrevista.

 

Agradece mesmo que a resposta seja negativa – Se a resposta for negativa, não deves reagir com demasiada deceção, agressividade ou, por outro lado, indiferença.

  • Tenta abstrair-te das emoções, agradece cordialmente a oportunidade.
  • Irás marcar a diferença relativamente aos restantes candidatos.

 

Não te deverás esquecer, que se esperas ter êxito na tua entrevista, tens de estar confiante e preparado.

Em suma o presente Workshop, composto por três partes, engloba todos os aspetos essenciais, e necessárias para seres bem-sucedido antes, durante e após uma entrevista de emprego.

Todas as entrevistas são uma oportunidade de aprendizagem, capacitando-te de tudo o que necessitas de saber, dizer ou evitar. Se não fores bem-sucedido, não fiques desanimado e desmotivado, lembra-te que vai haver sempre uma nova oportunidade.

Notícias relacionadas